quinta-feira, 21 de julho de 2011

O Clima sempre em mudança...

Então vamos pensar um pouco.
Será que as mudanças climáticas são mesmo causadas pelas recentes emissões de  gás carbônico e  metano das últimas décadas?
Será que existem fortes fatores econômicos ou políticos orientando os posicionamentos de cientistas?
Será que estamos próximos de uma nova glaciação?
A antártida está derretendo?
As mudanças que estamos vivenciando são globais ou locais?

Podemos refletir sobre esses e outros assuntos com esses vídeos.





E então o que acha?


Fonte: Entrevista ao climatologista Luiz Carlos Molion transmitida pelo programa Canal Livre da Band

3 comentários:

  1. Olá Herika!
    Bacana seu blog! Estas discussões estão na ordem do dia! Faço sistematicamente debates entre os alunos nas minhas turmas de climatologia. O clima muda na perspectiva do tempo geológico, enquanto o que muda cotidianamente é nosso tempo atmosférico. A ciência não tem o primado da verdade absoluta... Podemos trabalhar com o princípio da precaução, mas o jogo político por trás do aquecimento x resfriamento é maior do que qualquer pretensa certeza acerca das reais condições climáticas do planeta... Lembra das aulas acerca da teoria astronômica de Milankovitch?

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Sim lembro. O período Glacial já estaria atrasado, e a caminho... Mas é preciso lembrar aos leitores que isto não justifica poluição irresponsável, ou desreipeito às espécies.
    A biosfera é nossa casa, e por enquanto a única que serve aos humanos, nosso patrimônio maior.

    Obrigada pelo primeiro comentário.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá professora, parabéns pelo blog, realmente está muito bom, e fico feliz que o meu blog esteja contribuindo para esse seu show de informação.
    Sou fã do professor Molion, pois ele foi um dos primeiros a ter coragem de rebater as mentiras propagadas em relação ao aquecimento global, esse é um tema polêmico, ja fui diversas vezes atacado por defender a premissa de que a atividade humana não é reguladora do clima assim como dizem, mas o prazer de levar informação as pessoas compensa todos os ataques.

    Parabens e abraço.

    ResponderExcluir